O que é:

Solicitação encaminhada visando o ressarcimento de danos em aparelhos elétricos, causados por perturbações ocorridas no sistema elétrico para fornecimentos em Baixa Tensão.

Base legal

A Resolução ANEEL No. 061 de 29 de abril de 2004 estabelece as disposições relativas ao ressarcimento dos prejuízos causados por danos elétricos em equipamentos elétricos instalados em unidades consumidoras, decorrentes de perturbação ocorrida no sistema elétrico
( www.aneel.gov.br )

Prazo para Solicitação
O associado/consumidor tem o prazo de 90 (noventa) dias a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à CEDRI.

Como solicitar:

Entrar em contato com a CEDRI através do  postos de atendimento, email, pelo telefone 0800-770-2240, ou ainda, imprimir o formulário em anexo e enviar via correio para Rua guensho oshiro, 188, Centro – /itariri – SP – CEP 11.760-000, a/c do setor comercial de energia ou ainda, via fax pelo fone 13-3418-7060;

  1. Preencher  ou informar os seguintes dados:
  2. Data e horário provável da ocorrência do dano;
  3. Informações que demonstrem que o solicitante é o titular da unidade consumidora, ou seja representante legal;
  4. Relato do problema apresentado pelo equipamento elétrico;
  5. Descrição e características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo e etc.

anexo: Formulário de Ressarcimento de Danos Elétricos

Outras orientações:
Após o recebimento da solicitação a CEDRI tem 10 dias para realizar a inspeção e  vistoria, no caso de equipamento para acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamentos,  o prazo é de 1 dia úteis;

    Durante esse período ou até ocorrer a vistoria, os equipamentos não poderão ser consertados;

    A solicitação será analisada tendo em vista o nexo de causalidade, ou seja, o vínculo entre o evento causador da perturbação no sistema elétrico e o dano reclamado. No caso de deferimento a CEDRI  procederá o ressarcimento pelo valor de mercado ou, ainda, conserto ou substituição do equipamento danificado;

    O conserto do equipamento, antes de concluída a análise da CEDRI fica a critério e responsabilidade do consumidor e que pode ser passível de indeferimento;

    A partir da data da realização da vistoria o Sr.(a) receberá em até 15 dias corridos uma correspondência com informações sobre o andamento do processo;

    Em caso de deferimento à distribuidora entrará em contato, via correspondência  ou telefone, solicitando a documentação necessária para a realização do pagamento. O prazo para a efetivação do pagamento é até vinte dias corridos a contar da data da resposta sobre o deferimento da solicitação.


Se você tiver dúvidas, utilize nosso posto de atendimento, disque CEDRI 0800-770-2240 ou entre em contato pelo e-mail comercial@cedri.com.br.